Beirute, 1970
Até 1943 o Líbano pertenceu à França, embora tenha se tornado república em 1926. Houve um acordo em 1926 que estabelecia como regra o presidente e o primeiro-ministro libaneses serem, obrigatória e respectivamente, um cristão maronita e um muçulmano sunita. Porém a religião muçulmana começou a crescer muito, e em 1956 estourou uma guerra civil entre as duas religiões. Milhares de palestinos foram presos na Guerra dos Seis Dias e no Setembro Negro. Assim, em 1980, Beirute foi dividida pela "Linha Verde", dividindo o território entre os muçulmanos e os cristãos. Em 1982, Israel invadiu o Líbano. Beirute foi bombardeada durante dois meses. Três mil pessoas foram mortas nos campos de refugiados. Obviamente, os Estados Unidos não poderiam ficar de fora, e enviaram tropas para ajudar os cristãos, o que acabou piorando a situação.
Em 1984 forma-se, em Beirute, um governo de união nacional e, em 1985, Israel retira por etapas (com exceção de uma parte no sul) as tropas do Líbano. Em 1990 finalmente dá-se fim ao duplo governo em Beirute, fato que sofreu influência de um ataque da Síria. No ano de 1996, novamente intensificam-se as tensões entre Israel e o Líbano, e mais de cem pessoas são mortas. Então contece um cessar-fogo. Em 2000, quase todas as tropas israelenses são retiradas do sul libanês, com exceção de uma zona de fazendas.
Antes das guerras, o país era um dos maiores pontos turísticos do mundo, com hotéis 5 estrelas e praias lindas, além de ser um paraíso fiscal com cassinos de luxo. Porém a guerra acabou com a maioria das belezas do libanesas, destruindo tudo. Hoje é comum carros bélicos andarem no meio das ruas. Depois de uma história recente marcada por guerras e tensões, não há país que resista.
Beirute 2009
Bibliografia
Blog "Cancer Jack"
Le Monde
Imagens retiradas de "Getty Images":
Busca por "lebanon war"
Busca por "lebanon beach 1970"
Nenhum comentário:
Postar um comentário