terça-feira, 26 de maio de 2009

Visita de Biden irrita o Hezbollah

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitou o Líbano na última sexta-feira (22/05) para "manifestar seu apoio à soberania do país". O Hezbollah ficou descontente com a visita do político americano, pois o Líbano está prestes a realizar as eleições, dia 07/06, e os membros do partido xiita acusam os Estados Unidos de querer interferir na escolha dos líderes.
"Não vim aqui apoiar partido algum" - disse Biden à jornalistas. Ele afirma que os Estados Unidos querem apenas demonstrar seu apoio às instituições libanesas, e estão preocupados com a paz no Oriente Médio.
Biden ainda deve se reunir com o presidente do parlamento e o primeiro-ministro para anunciar ajuda bélica ao país. É a primeira visita de um político importante ao Líbano desde 1983, quando Bush pai esteve no país por causa do ataque a contra instalações de marines americanos, que matou 214 pessoas. O culpa foi atribuída por Bush ao Hezbollah.


Para Entender:

Hezbollah: Partido xiita libanês, e está envolvido em serviços sociais como escolas, hospitais e serviços de agricultura no Líbano. Tem o apoio da Síria e do Irã, porém é considerado um grupo terrorista por alguns países, incluindo os Estados Unidos.

Eleições no Líbano: Ocorrerão dia 07/06, onde serão escolhidos os líderes do país. As eleições oporão o Hezbollah e a coalizão antissíria, que é maioria no parlamento. Há pesquisas que dizem que o Hezbollah obterá vitória.

Apoio Bélico: Desde 2006, a ajuda dos EUA às forças armadas libanesas supera 400 milhões de dólares. Há ainda a previsão da entrega de aviões, armas leves, tanques, munições, etc.

Bibliografia:

O Globo - http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/05/22/viagem-de-biden-ao-libano-provoca-ira-do-hezbollah-755985025.asp

Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Hizbollah

Terra - http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3780097-EI308,00-Vicepresidente+dos+Estados+Unidos+visita+o+Libano.html

G1 - http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1163891-5602,00-BIDEN+NO+LIBANO+AJUDA+AMERICANA+VAI+DEPENDER+DO+RESULTADO+DA+ELEICAO+DE+JUN.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário